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Como manter hábitos saudáveis? 12 dicas para não perder o foco

Já tentou de tudo, mas não consegue permanecer no foco da dieta? Aprenda dicas importantes, que vão além do emagrecimento, e te ajudarão a garantir qualidade de vida


Trabalho, família, estudos, eventos sociais, cuidar da casa, dar atenção para a família, cozinhar, limpar, fazer exercícios.... Ufa! Com toda essa correria do dia a dia, o grande desafio deste século, é criar e manter hábitos saudáveis na rotina diária.

Tomo mundo sabe que a base para uma vida saudável começa com mudanças de hábitos na alimentação e na prática de exercícios físicos regularmente. Porém, sabemos também, que mais difícil do que adotar hábitos saudáveis, é permanecer fiel a essa nova rotina.

Fala a verdade, quantas vezes você já começou uma dieta e parou? Quantas inscrições você já fez na academia e desistiu? Talvez pela dificuldade de adaptação, preguiça ou falta de tempo.

Estudiosos da saúde ensinam que o primeiro passo para permanecer saudável, é mudar a mentalidade. É necessário entender que hábitos saudáveis vão além de apenas emagrecer, mas são fundamentais para a saúde e qualidade de vida.


EMAGRECER OU CUIDAR DA SAÚDE?

Sabe aquela pergunta que a nutricionista ou o preparador físico, faz no primeiro atendimento: “qual é o seu objetivo?”. O propósito para adotar e se dedicar a um novo estilo de vida, precisa estar bem claro na sua mente.

Se você deseja emagrecer, entenda que precisa escolher pelo emagrecimento saudável. Sim, existem outras dietas e formas de emagrecimento, porém nem todos priorizam a saúde. As “dietas mágicas”, além de não terem efeito permanente, prejudicam a saúde.

 Então, quando a pergunta for: “qual é o seu objetivo?”. A resposta deverá ser: emagrecer com saúde! A melhor opção para este emagrecimento, é mudar o estilo de vida e adotar hábitos saudáveis.

Além de ajudar a manter o corpo em dia e controlar o peso, uma rotina saudável auxilia na prevenção de várias doenças, melhora a pele, proporciona mais disposição, baixa o nível de estresse, entre outros benefícios.

Independente de qual seja o seu objetivo, estético ou relacionados à saúde, adotar hábitos saudáveis é mais fácil do que você imagina!

Preparamos algumas dicas simples que te ajudarão a ter uma rotina saudável, conquistar saúde e qualidade de vida! Confira!




1. DURMA BEM

Você tem ideia do quanto o sono é importante para a saúde física e mental? Problemas cardiovasculares, ansiedade, depressão e tantos outros, podem ser evitados com uma boa noite de sono, ou melhor, com uma rotina de sono.

 Se você tem insônia ou alguma outra dificuldade para dormir, busque informação para entender melhor a razão e a solução para esses problemas. O importante é que desfrute de um sono de qualidade.

Hábito do dormir: 6 a 8 horas de sono são necessárias! Programe a hora de ir dormir.


2. ACORDE CEDO

Após uma tranquila noite de sono, levante da cama cedo! Se você não é uma pessoa “da manhã”, comece acordando 30 minutos antes do costume e depois vai aumentando gradativamente.

O hábito de acordar cedo ajuda a desenvolver uma rotina produtiva ao longo do dia. Mas atenção, não vale se levantar e ficar sem fazer nada. Para ajudar a despertar, tome um banho e um bom café da manhã. Se possível, faça exercícios.

Lembre-se, disciplina e equilíbrio são muito importantes para uma rotina saudável. Se precisa acordar mais cedo, também deve ir para a cada mais cedo.

Então, se programe! Aprenda a conhecer o seu corpo e adapte-se ao que for melhor para você.

Hábito do Acordar: programe o despertador para acordar mais cedo. Comece com 30 minutos.


3. MOVIMENTE-SE

Essa etapa não é só sobre fazer exercício físico, mas sobre escolher se movimentar durante as atividades diárias. Por exemplo, usar as escadas ao invés do elevador ou deixar o carro na garagem e caminhar até o mercado.

Segundo orientação profissional, é ideal fazer entre 30 a 40 minutos de caminhada diariamente. Este é um hábito simples e fácil de adotar.

Porém, também é importante, praticar uma atividade física regularmente. O segredo é escolher exercícios que você goste de fazer. Experimente várias modalidades, danças, aulas de lutas, musculação, funcional, crossfit, pilates, natação... Enfim, teste todas até encontrar a que se identifique.

Hábito do Mexa-se: se você trabalha sentado, levante a cada 1 hora e faça uma pequena caminhada.

Hábito do Exercício Preferido: Faça todas as aulas experimentais que conseguir, até encontrar a atividade física que te dá prazer.


4. EVITE INDUSTRIALIZADOS!

Mas, pera aí, até as bolachas integrais e as barrinhas de cereais? Sim!!! Fuja ao máximo de tudo que vem em saquinhos, pacotinhos, latinhas...Mesmo que seja “fit”. Eduque o seu corpo a comer alimentos de verdade, como frutas, verduras e vegetais.

O paladar requer de um tempo para se reeducar e se acostumar com os novos hábitos, então inclua aos poucos estes alimentos na sua rotina. Comece pelos que mais gosta e descubra novos formas e combinações, como por exemplo, banana com canela e mel, manga batida com gelo, maçã com canela... Use a criatividade!

Hábito do lanchinho: tenha sempre uma fruta ou castanhas na bolsa.


5. COZINHE

Isso mesmo que você leu, cozinhe! Se você não é bom na cozinha, se aventure! Você não tem desculpas, a internet está cheia de receitas saudáveis, práticas e fáceis.

Experimente alimentos novos, invista nas saladas e em temperos naturais. Se o problema é falta de tempo para cozinhar, se organize. Separe um dia para fazer a compra da semana, lavar as frutas e verduras, separar e temperar as carnes ou até mesmo cozinhar as marmitas para a semana.

Mais uma vez, planejamento e equilíbrio são a chave para manter hábitos saudáveis! Somente quando você se conscientizar de que o principal papel da alimentação é nutrir o corpo e não satisfazer seus desejos, você passará a dar mais valor aos alimentos saudáveis.

Hábito de Cozinhar: faça uma lista de alimentos saudáveis e temperos naturais para as suas refeições da semana.


6. PRIORIZE AS PRINCIPAIS REFEIÇÕES

Café da manhã, almoço e janta são sagrados! Se você é daquelas pessoas que não gosta de comer pela manhã, procure ao menos consumir algo leve, o alimento irá ajudar o corpo a acordar e ter mais energia.

Procure comer devagar durante as principais refeições. Quanto mais rápido come, mais irá comer, pois o cérebro demora um pouco para assimilar que a refeição chegou no estômago.

Mesmo com toda a correria do dia, priorize parar um tempinho e se alimentar com calma. Saboreie o alimento, permita que o seu corpo faça a digestão necessária e que ingira a quantidade de calorias que precisa.

Hábito da Pausa: a dica aqui é ter horários fixos para as três principais refeições.


7. BEBA MAIS ÁGUA

Essa é uma dica batida, mas é sempre bom reforçá-la! Muitas pessoas não bebem a quantidade de água que o corpo precisa. A falta de disposição, mau humor, metabolismo lento, aumento da fome e problemas no intestino, são reflexos deste mau hábito.

Beba água! Existe uma conta bem simples que ajuda a descobrir a quantidade necessária de água que deve consumir: multiplique seu peso por 35, o resultado será quantia em ml.

Hábito da Garrafinha: uma dica legal para ajudar a beber mais água, é sempre levar com você uma garrafinha.


8. TENHA PENSAMENTOS POSITIVOS

Busque entender como funciona a sua relação com a comida. Uma alimentação saudável deve ser algo leve e se tornar natural ao longo do tempo. Não pode ser um peso na sua rotina.

Positividade é tudo! Se você precisa mudar o seu estilo de vida e adotar hábitos saudáveis, então procure levar essa nova rotina com leveza e um sorriso no rosto! Não reclame, não faça exercícios com mal humor, não coma os alimentos fazendo cara feia.

O seu cérebro também deve ser condicionado à nova rotina saudável e os seus pensamentos têm um papel importante neste processo. Por isso, tente sempre manter a positividade e olhar esses novos hábitos como as melhores escolhas que você já fez na vida!

Hábito da Mente: faça uma lista de benefícios que uma rotina saudável te proporciona.


9. NADA DE ESTRESSE

Uma frase fácil para se dizer, porém difícil de colocar em prática quando as coisas saem do controle, não é mesmo? Pode até parecer difícil conter o estresse, mas algumas práticas podem ajudar.

- Tenha tempo para descansar e para lazer,

- Ao final de um dia cansativo, procure fazer uma atividade relaxante,

- Busque sempre olhar as situações com um pensamento positivo,

- Não entre em uma discussão até que esteja calmo para conversar de forma racional.

Lembre-se, antes de deixar o estresse tomar conta de você, pense se vale a pena se estressar por aquela situação ou pessoa. Então, respire, se acalme e continue o dia! Priorize a sua saúde mental!

Hábito Relax: coloque na sua agenda, duas vezes na semana, algo que te ajuda a desligar e relaxar.


10. CONHEÇA O SEU CORPO

Este é um dos passos mais importantes para manter uma vida saudável. Conhecer o seu corpo e seus limites, é ideal para encontrar equilíbrio e qualidade de vida.

Por isso, evite copiar a dieta da sua vizinha e o treino da sua amiga. Cada um tem um organismo, corpo e rotina diferente. Comece com pequenas mudanças nos seus hábitos e vai ajustando conforme o tempo e adaptação.

Vale a pena também, procurar a orientação de um profissional da saúde. Que te ajudará a entender melhor o seu corpo e quais hábitos precisam ser mudados.

Trabalhe o seu autoconhecimento e autoestima. Se conhecer e se valorizar faz toda a diferença na maneira como você leva a vida, naquilo que valoriza, no trabalho, nos relacionamentos e no cuidado com o corpo e com a saúde. Por isso, além de conhecer as suas limitações, conheça também, os seus valores e qualidades.

Hábito do EU: agora é ora de refletir sobre você, sobre as suas qualidades, valores e objetivos. Se preferir, escreva em um lugar visível.


12. ORGANIZE-SE

Uma agenda organizada é sinônimo de uma mente sana!

 Se você é uma pessoa desorganizada, não se desespere! Ainda existe esperança para você. Pegue uma agenda ou se preferir o celular, e anote tudo o que precisa fazer durante a semana. Com o tempo isto se tornará hábito.

A organização ajuda a administrar melhor o seu tempo e cumprir os objetivos com eficiência e rapidez. Além de reduzir a ansiedade e o estresse, pois você consegue ter maior controle da sua rotina e não precisa contar só com a sua memória para lembrar de tudo!

Hábito do Planejar: compre uma agenda ou baixe um aplicativo e anote tudo o que precisa fazer esta semana.


Lembre-se, para manter uma rotina saudável, além de adotar novos hábitos você precisa deixar os antigos para trás. Entenda que está adotando um novo estilo de vida.

Não sabe por onde começar e precisa de ajuda? Comece com o estilo de vida Daytea.