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Como ter uma vida saudável e equilibrada? Conheça os 3 pilares da saúde

Você sonha em ter mais qualidade de vida e saúde, mas acaba se perdendo com tanta informação sobre beleza e físico perfeito? Vamos entender de vez o que significa ter uma vida saudável de forma simples e equilibrada


Fala a verdade, quando você pensa em “vida saudável”, qual a imagem que vem na sua mente? Magra, em forma, pele linda, cabelos sedosos, unhas perfeitas…

Se essa é a ideia que você tem de saúde, sinto muito, mas você está enganada!

Uma vida saudável é muito mais do que apenas um corpo em forma. Não adianta nada se você focar apenas na parte física e ter uma alimentação toda desregulada, ou cuidar da alimentação e do corpo, mas a sua saúde mental estar uma bagunça!

O nosso corpo está todo conectado, por isso, o segredo para a saúde e bem-estar é o equilíbrio entre corpo, alimentação e mente, o que chamamos dos “Três Pilares da Saúde”.

Vamos aprender um pouco sobre cada um dos pilares e te ajudar a encontrar o equilíbrio que você precisa para alcançar a qualidade de vida que tanto deseja!


QUAIS SÃO OS PILARES DA SAÚDE?


1. ALIMENTAÇÃO

A alimentação é o principal responsável para o organismo ter um bom ou mal desempenho e isso depende do que comemos.

O nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais e não vamos encontrá-los em doces, embutidos, lanches, refrigerantes e outros alimentos desses tipos.

Talvez você esteja pensando, “mas eu amo comer essas bobeiras, não consigo parar, é muito difícil ser saudável!”.

Ok, todo mundo sabe que uma boa alimentação parece muito complicada, mas tudo é uma questão de hábito e persistência e aos pouquinhos você chega lá!

Lembre-se, o segredo é o equilíbrio. Você não precisa ser super radical. Comece com pequenas mudanças na sua rotina. Se você não sabe por onde começar, preparamos algumas dicas para te ajudar.


7 dicas para ter uma alimentação saudável


1. Diminua o consumo do sal - abuse de temperos naturais, como alho, manjericão, salsinha, tomilho, alecrim...

2. Diminua o consumo de açúcar - se você gosta de café, procure tomar sem açúcar

3. Coma menos embutidos e processados

4. Prato Colorido - invista em um prato rico em nutrientes, com proteína, verduras e legumes

5. Pratique atividade física - descubra um exercício que você realmente gosta

6. Aumente a quantidade de frutas, legumes e hortaliças no seu dia a dia.

7. Beba mais água ou Daytea- mínimo de 2 litros ao dia


Viu só, são pequenas mudanças que vão fazer toda a diferença na sua saúde. Não é tão difícil assim, não é mesmo?

Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios para todo o seu organismo, aspecto físico, e também para a sua mente.


2. CORPO

Bom, todo mundo já sabe que praticar exercícios é fundamental para o funcionamento do corpo, não é mesmo?!

Mas, fala a verdade, quantos dias dessa semana você fez algum exercício ou quantas vezes você pagou a academia e desistiu depois do primeiro mês?

Saiba que você não está sozinho nessa, não! A maioria das pessoas tem muita dificuldade de praticar atividade física. E a explicação para isso, segundo o médico Drauzio Varela, é que “o exercício físico vai contra a natureza humana“.

Então, pare de ficar esperando a vontade ou disposição para fazer exercícios, ela jamais virá!

Você vai precisar de disciplina e alguns gatilhos para vencer a preguiça! Vamos lá!


COMO VENCER O SEDENTARISMO?


CONHEÇA O SEU CORPO

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer o seu corpo, os seus limites e a sua forma. Então, a partir disso, respeitá-lo.

Isso vai te ajudar a entender quantas horas de sono você precisa, qual o horário que você tem mais disposição, se você precisa de um bom pré-treino ou se é melhor comer algo bem levinho antes de malhar, qual tipo de treino você precisa, quantas vezes na semana, qual intensidade….Enfim, esteja atento aos sinais do seu corpo e respeite!


FAÇA ALGO QUE GOSTE

Já sabemos que o nosso corpo tem a tendência de não gostar de atividade física, por isso é importante procurar um exercício que você se identifique.

Se você odeia musculação, não tem problema, existem tantas outras atividades que você pode fazer. Faça várias aulas experimentais até descobrir alguma que se sinta mais a vontade.


TENHA METAS CLARAS E REAIS

Toda mudança de rotina precisa ser feitas aos poucos, respeitando o seu corpo. Então, se você não faz nada, comece a se exercitar duas a três vezes na semana e vai aumentando aos poucos.

Lembre-se, não existe milagre, então pare de achar que vai emagrecer 10 quilos em duas semanas. Você precisará de esforço e perseverança para chegar lá!


PRIORIZE E SE ORGANIZE

Vamos falar a real, se o exercício físico não está na sua agenda semanal, é porque ele não é uma prioridade para você!

Separe um horário do seu dia para praticar atividade física, se organize, leve a roupa para o trabalho, separe o pré-treino, não marque nenhuma outra atividade no mesmo horário!

A sua saúde precisa ser prioridade e você tem que se organizar para conseguir se cuidar melhor!


IMPORTANTE!!! Um corpo bonito é um corpo saudável, por dentro e por fora! Faça disso a sua prioridade!


3. MENTE

Bom, já falamos da alimentação e do corpo - físico, então agora vamos conversar sobre o pilar mais importante, o que comanda todo o resto: a saúde mental.

Não adianta nada cuidarmos do físico se não cuidarmos da nossa mente. Ela precisa estar bem para manter todo o organismo em equilíbrio.

Uma mente saudável garante uma maior qualidade de vida e bem-estar, pois mantém as emoções controladas na hora de decisões e enfrentar problemas difíceis.

Vem ver como cuidar da sua saúde mental e ser saudável por completo!


COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL?


ORGANIZE A SUA ROTINA

Não quer ficar estressada? Então, se planeje.

Nosso cérebro relaxa melhor quando as nossas tarefas e responsabilidades estão organizadas e sob controle.


DURMA BEM

Uma boa noite de sono entre 6 a 8 horas, é essencial para a mente descansar e se renovar para o próximo dia. Se você tem dificuldades para dormir, procure fazer atividades relaxantes antes de ir para a cama, como ler ou tomar um Daytea Noite.


PROCURE AJUDA SE PRECISAR

Esqueça essa ideia de que problema psicológico é sinal de fraqueza. Doenças como depressão e síndrome do pânico, muitas vezes são causadas por um desequilíbrio de substâncias químicas do cérebro.

Então, assim como você não sente vergonha de cuidar do seu físico, não tenha vergonha de procurar a ajuda de um psicólogo para cuidar da sua saúde mental.


PRATIQUE O AUTOCUIDADO

Você já deve ter ouvido várias vezes: “quem ama, se cuida”. Mesmo sendo um clichê, essa frase é uma grande verdade! Você cuida daquilo que você ama, então cuide de você, da sua pele, do seu cabelo, das suas unhas.


REFLITA SOBRE A SUA VIDA ATUAL

Você já parou para pensar se a vida que você está vivendo é realmente a que sempre sonhou? Talvez você esteja gastando muito do seu tempo e das suas energias em algo que na realidade não é o seu sonho.

Por isso, é importante sempre parar e refletir na sua vida. Esse hábito ajudará a tomar decisões de acordo com seus verdadeiros interesses.


AQUI VAI UM CHECKLIST DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL


Marque um X nas atividades que você pratica.

  • Tem o hábito de ingerir, ao menos, 1 ou 2 porções de fruta por dia;
  • Nas refeições principais sempre tem vegetais;
  • Não exagera nos carboidratos;
  • Toma no mínimo 2 litros de água por dia;
  • Evita alimentos gordurosos, com muito açúcar e com grande quantidade de sódio;
  • Faz exames médicos para verificar como está sua saúde e para saber se há restrições de atividades físicas;
  • Faz um exercício físico que se identifica;
  • Pratica atividade física no mínimo três vezes na semana;
  • Tem um horário programado para se exercitar;
  • Faz alongamentos diariamente;
  • Está sempre em busca de aprender algo novo;
  • Prioriza o autocuidado - pele, cabelo e unhas;
  • Dorme bem;
  • Dá uma pausa para relaxar e descansar a mente;
  • Procura ter pensamentos positivos;
  • Faz atividades prazerosas como sair com amigos, assistir um filme;
  • Não fica reclamando de tudo;
  • Procura ser mais tolerante e evita se aborrecer facilmente;
  • Não deixa os medos te consumirem;
  • Procura ser grato.


AVALIAÇÃO

Agora que você já leu e marcou cada atividade que você pratica. Faça a soma do total de X.


12 - 20 >>> ÓTIMA - PARABÉNS!

Você é uma pessoa que valoriza a sua saúde! Compartilhe esse estilo de vida com todas as pessoas ao seu redor.


6 - 11 >> REGULAR - PODE MELHORAR

Você está no caminho certo, mas ainda pode melhorar. Avalie os pontos que não marcou e reflita sobre como você pode progredir e deixar a sua saúde ainda melhor!


1 - 5 >> RUIM - ATENÇÃO!!!

Pare e reflita! Você precisa de uma mudança na sua saúde AGORA! Olhe para todos os pontos que não marcou e pense como você pode trabalhar para mudar isso! É importante você entender que a você e a sua saúde são prioridade.


PRECISA DE AJUDA PARA MELHORAR O SEU ESTILO DE VIDA? CONHEÇA O "EMAGREÇA COM SAÚDE"


Agora que você já conhece um pouco mais sobre os 3 pilares da saúde é só começar a colocar em prática e aproveitar os benefícios de uma qualidade de vida melhor, bem-estar, disposição e evitar o aparecimento de várias doenças.