Daytea | Conteúdos

Voltar

Diurético emagrece? Descubra os benefícios e efeitos dos diuréticos

Popularmente conhecidos como emagrecedores naturais, os diuréticos existem em diversas formas e proporcionam muitos outros efeitos para a saúde e emagrecimento

Sabe aquela sua amiga que está de dieta e sempre reclama de fazer xixi o dia todo? Talvez, o diurético seja o responsável por tantas idas ao banheiro. Mas afinal, para que serve o diurético? Será que realmente ajuda a emagrecer?

Famoso por eliminar a retenção de líquido - inchaço, os diuréticos se tornaram os queridinhos de quem deseja emagrecer. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que os diuréticos têm muitos outros benefícios, até mesmo medicinais.

Bom, primeiramente você precisa saber que diurético é qualquer substância que estimula o aumento do volume de urina produzida, a diurese. Mas, você sabe como isso acontece e qual a importância para a sua saúde e bem-estar? Vamos entender melhor este processo.

COMO O DIURÉTICO ATUA?

A atuação dos diuréticos é diretamente nos rins. A substância altera o processo de filtração e absorção de águas e sais minerais, com isso o organismo produz mais urina.

Este aumento do fluxo urinário, o popular xixi, traz vários benefícios ao organismo, entre eles:

- Elimina o sódio (sal): prevenindo o aumento da pressão arterial e a insuficiência renal

- Diminui a retenção de líquido

 

Porém, você precisa saber também, que existem duas classificações de diuréticos: os remédios diuréticos e as substâncias que causam o efeito diurético.

REMÉDIOS DIURÉTICOS

Os remédios diuréticos são utilizados na medicina para tratar de várias doenças sérias, como:

- Hipertensão arterial.

- Insuficiência cardíaca.

- Cirrose hepática.

- Síndrome nefrótica.

- Insuficiência renal crônica.

- Hipercalemia (potássio elevado).

- Hipocalemia (potássio baixo).

- Edema cerebral

- Glaucoma.

- Quadros edematosos (inchaços).

Atenção! Esses medicamentos precisam ser utilizados com orientação médica, pois se ingerido na quantidade errada pode causar efeitos colaterais, tontura, desidratação, perda de potássio e diminuição do volume sanguíneo.

Além disso, o médico está capacitado para diagnosticar que tipo de diurético deve ser consumido para cada tipo de tratamento específico.

DIURÉTICO NATURAL

Pés, tornozelos, abdômen e pernas inchadas e aquela sensação horrível de ganho de peso de um para o outro. Esses são alguns sintomas da retenção de líquido. E os diuréticos naturais podem ajudar a aliviar estes incômodos.  


Os diuréticos naturais são substâncias que causam o efeito diurético, como a cafeína, álcool, diversos alimentos e chás. Se você deseja eliminar o inchaço de forma saudável, o indicado é aumentar o consumo de líquido, no mínimo 2 litros diariamente.

Uma dica importante, é incluir o chá na sua rotina, já que a bebida é prática, fácil de preparar e proporciona outros benefícios para a saúde.



Depois de conhecer um pouco mais sobre o diurético, vamos a pergunta que não quer calar: o diurético ajuda a emagrecer?


DIURÉTICOS EMAGRECEM?

Talvez você esteja pensando: eu não tenho nenhum dos problemas de doença citados, então eu não preciso de diurético! Mas me diz uma coisa, você quer emagrecer, não é mesmo?

Bom, se você busca emagrecimento de forma saudável, o diurético natural pode ser um bom aliado na sua dieta.

Mas vamos deixar as coisas bem claras, a substância diurética não queima gordura, porém, elimina o excesso de líquido no corpo. Ou seja, o peso da água acumulada pode alterar o seu peso na balança, em até 3 quilos.

Isto é uma boa notícia! Pois, a retenção de líquido pode ser a causa daqueles quilinhos que apareceram de repente, e agora você já sabe como eliminá-los! Adote hábitos saudáveis e consuma diuréticos naturais.


RETENÇÃO DE LÍQUIDO

Esteja atento para o grau de inchaço que o seu corpo apresenta. Pois, alguns casos de retenção líquida precisam de um diagnóstico médico. Procure um médico se você tiver alguns desses sintomas:

- Rosto ou as pálpebras inchadas após acordar;

- Pés inchados, ao ponto de os sapatos e meias ficarem apertados;

- Inchaço em alguma parte do corpo, após utilizar um remédio novo – pode ser reação alérgica causada pela nova medicação;

- Inchaço assimétrico (em um braço ou uma perna) – pode ser um sintoma de trombose.

Lembre-se, independente do seu caso ou tratamento, sempre é importante manter uma rotina saudável, com uma alimentação balanceada, exercícios físicos e um sono de qualidade.

Comece o estilo de vida DayTea. O aliado da sua dieta.