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Problemas para dormir? Descubra 10 dicas para acabar com a insônia

Mau humor, dor no corpo e falta de disposição durante o dia, são algumas das consequências de uma noite mal dormida. O que muitos não sabem é que além de atrapalhar a qualidade do seu dia, a insônia prejudica o bem-estar e saúde do corpo


Vamos usar a imaginação! Pense que você teve um dia longo e muito cansativo. Chega em casa, come alguma coisa, toma um banho e vai para a cama. Afinal, você está morrendo de sono! Mas, quando fecha os olhos a cabeça começa a trabalhar. Vira pra cá e pra lá e nada de pegar no sono. Lá se vão, minutos e horas acordado e quando finalmente o corpo resolve desligar, logo desperta no meio da noite e não consegue voltar a dormir. Frustrante, não é mesmo?

Mas, você sabia que muitas pessoas passam por este pesadelo todas as noites? A causa deste distúrbio do sono é chamada de insônia.

Pode até parecer uma palavra complicada e talvez pouco mencionada, porém este distúrbio do sono é mais comum do que imagina. Pesquisa feita pela Associação Brasileira do Sono, revelou que de cada três brasileiros, pelo menos um sofre de insônia.

Ou seja, você já teve ou terá insônia. Porém, não se desespere! Existem diversas formas de tratamento e prevenção da insônia, e na maioria dos casos o distúrbio pode ser evitado com simples mudanças na rotina.

Primeiro de tudo, vamos conhecer o nosso inimigo!


O QUE É A INSÔNIA?

Bom, você precisa saber que existem vários distúrbios do sono, e a insônia é somente um deles.

Caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono ou se manter dormindo, a insônia pode provocar muitos problemas de saúde e até mesmo dificuldade para emagrecer.

A condição psicológica é um dos principais motivos da insônia, como preocupações e estresse. Porém existem outros fatores que podem causar este distúrbio do sono:

- Ansiedade;

- Depressão;

- Dor muscular e/ou articular (artrite, por exemplo);

- Uso de medicamentos;

- Ambiente inadequado (muito quente e com barulho, colchão ruim, claridade excessiva);

- Doenças respiratórias e reumáticas;


A insônia é classificada de acordo com a duração ou frequência:

- Transiente: quando dura até 3 semanas

- Crônica ou longa duração: persistente há mais de 3 semanas;

- Intermitente: mesmo sendo de curta duração, ocorre de tempos em tempos, com sonos irregulares.

Independente do caso ou classificação, pessoas que sofrem com insônia são prejudicadas na sua qualidade de vida, no seu bem-estar ou também, no processo de emagrecimento. Sim, uma boa noite de sono ajuda a emagrecer!


DORMIR EMAGRECE!

Parece um pouco contraditório, já que a maioria das pessoas pensam que para emagrecer é preciso estar ativo o tempo todo, mas não é bem assim! Lembre-se, a chave do emagrecimento é uma vida e rotina equilibradas.

O sono auxilia na regulação de hormônios que estão diretamente ligados ao emagrecimento, como a leptina, que controla a saciedade, a insulina, responsável pela glicose no sangue e a grelina, que estimula o apetite.

Então, se você deseja emagrecer, é fundamental cuidar da qualidade do seu sono. O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite.

O que acontece quando você dorme menos de 7 horas?

O seu organismo aumenta a produção destes hormônios, com isso o apetite aumenta e dificulta a queima de gordura.





O QUE ACONTECE COM O CORPO NA HORA DO SONO?

Até mesmo o nosso organismo precisa de uma pausa para “resetar” e ser renovado. É isso que acontece durante o sono. Os músculos relaxam, a pressão arterial, os batimentos cardíacos e a produção de urina diminuem, a memória e o controle da temperatura corporal se estabilizam.

Não podemos nos esquecer também, de outro hormônio que é influenciado pelo sono, a somatotrofina, responsável pelo crescimento. Ou seja, enquanto dormimos o organismo trabalha a nosso favor!


QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DA INSÔNIA?

Todo munda já sabe que uma noite mal dormida é igual a um dia improdutivo, com dores de cabeça e no corpo, mau humor, sonolência e estresse. Mas, além de atrapalhar a qualidade do seu dia a insônia pode prejudicar a saúde do corpo.

Então, vamos para uma lista das principais consequências deste distúrbio do sono:

- Irritação,

- Dores de cabeça,

- Dores no corpo,

- Dificuldades cognitivas,

- Sonolência,

- Mudanças no metabolismo que podem causar outras doenças, como hipertensão, depressão, doenças cardiovasculares e diabete.


Quando a insônia acontece por conta de uma situação específica, ela pode ser considerada passageira e geralmente melhora naturalmente. Porém, se o quadro continuar por mais de um mês, é indicado consultar um médico.

A boa notícia é que é possível tratar e evitar a insônia. Basta apenas praticar diariamente alguns hábitos simples que te ajudarão a dormir melhor e consequentemente você terá mais qualidade de vida e bem-estar.


10 DICAS PARA DORMIR BEM

1- Tenha horários regulares para se deitar e acordar;

2- Evite tirar sonecas durante o dia;

3- Desligue o celular ou aparelhos eletrônicos;

4- Faça atividades relaxantes antes de dormir. Tome um banho morno, leia um livro ou ouça uma música calma;

5- Evite cafeína, nicotina, álcool e certos medicamentos antes de dormir;

6- Coma somente alimentos leves durante a noite;

7- Faça atividade física pela manhã ou à tarde. Praticar atividades físicas é muito importante para quem sofre de insônia, mas não perto da hora de dormir.

8 - Tenha um local aconchegante para dormir, com um colchão adequado e luzes apagadas.

9- Beba chá antes de dormir. Ervas como camomila e erva-doce são relaxantes naturais.

10 -Não “insista” com a insônia. Só vá para a cama quando estiver realmente com sono.


Viu, é simples! São pequenas mudanças de hábitos que podem melhor e muito a sua qualidade de sono e de vida!

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QUERO DORMIR BEM!